21 de dezembro de 2010

CONHECENDO A REABILITAÇÃO ANIMAL


                  Foto : http://animais.culturamix.com/cuidados/cadeira-de-rodas-para-caes


         
Hoje em dia grande parte dos animais são considerados membros da família. Esse blog foi feito com intuito de informar e discutir sobre recursos de reabilitação com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação.
A fisioterapia  veterinária é uma especialidade relativamente nova e vem comprovando  sua importância e seus benefícios cada vez mais.  Muitos animais que por algum motivo não podem ser submetidos a cirurgia conseguem uma melhora na qualidade de vida com a fisioterapia. O pós cirúrgico de cirurgias ortopédicas se torna muito mais rápido e indolor. Pacientes com doenças degenerativas progressivas,  animais idosos , animais atletas, obesos , todos conseguem se beneficiar com as técnicas fisioterápicas. 
Um outro auxiliar na reabilitação  animal é a acupuntura, uma prática oriunda da Medicina Tradiconal Chinesa que consiste na introdução de pequenas agulhas finas em pontos específicos para com isso haver um fluxo determinado de energia. Esta prática existe há 4 mil anos e vem sendo utilizada em animais com bastante sucesso. Muitos animais chegam a dormir durante a sessão o que mostra uma certa satisfação. A acupuntura trata muito bem as discopatias e sintomas de dor, pós cirúrgicos, doenças dermatológicas, osteomusculares dentre outras inúmeras doenças.
Há muitas outras modalidades que podem ser associadas à fisioterapia e acupuntura que ajudam e muito na qualidade de vida do animal como: fitoterapia, florais, homeopatia, quiropraxia.
Com isso vocês podem perceber que hoje muitos animais que antigamente seriam destinados  à eutanásia têm uma chance de ter uma ótima qualidade de vida. Ao longo das postagens iremos abordar os temas mencionados no texto dentre outros mais detalhadamente. Este primeiro contato foi apenas para mostrar que muitas vezes o que não parece ter solução tem e muito mais acessível do que imaginamos!

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." (Philip Ochoa)









7 comentários:

  1. Carol, que blog mais lindo, amiga!
    Adoreiiiiiiiii!
    Parabéns!
    Muito sucesso pra vc!
    Bjinho..saudades!

    ResponderExcluir
  2. Carol, parabéns pela iniciativa!!! Adorei o que vc escreveu...
    Muito sucesso na sua nova jornada!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom... PARABENS krol!!! Essa ideia foi muito boa. Pode contar comigo para ajudar a divulgar o blog.

    Sucesso.
    Bjao.

    ResponderExcluir
  4. Celsinho.. valeu amore.. =D
    Guilhermildo..obrigada pela força tbm.. =D

    adoro vcs!!

    ResponderExcluir
  5. Ei Carol! Que lindo seu blog!
    Parabéns pela iniciativa, precisamos mesmo divulgar as formas de amenizar o sofrimento animal e melhorar sua qualidade de vida.
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  6. sou fisioterapeuta, e loka por animais!
    parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir