28 de dezembro de 2010

O CÃO IDOSO

                                                         www.94fm.com.br/pet/pet_noticias.asp?idNoticia=13293



Cães idosos têm necessidades especiais, e cabe a você ajudá-lo a se tornar mais confortável nesta fase.

O declínio funcional, a dor e a incapacidade são inevitáveis. O animal fica mais lento e pode ser que não veja e não ouça tão bem, não conseguindo muitas vezes lhe acompanhar. A flexibilidade, força e resistência muscular também ficam alteradas. O animal tende a se tornar obeso, pois há uma diminuição no consumo de calorias e na atividade, o que também leva a um aumento nos níveis de colesterol.

É comum o animal desenvolver algumas doenças como: calcificações vertebrais (“bicos de papagaio”), hérnias de disco, artrose, doenças renais e hepáticas entre outras. Muitas dessas doenças podem ter seus sintomas amenizados com a reabilitação, evitando assim o uso de medicamentos que poderiam sobrecarregar fígado e rins e melhorando a qualidade de vida do animal.

O animal deve ser mantido em um local confortável. Mantenha sua caminha alcochoada em um local quente e livre de ventos, pois ele passará a maior parte do tempo deitado. Evite mudar a mobília de lugar e tente manter hábitos e horários. O piso não deve ser nunca escorregadio, caso não tenha condições de mudar o piso compre tapetes de EVA emborrachados e espalhe por onde o animal tenha acesso.

Forneça alimentos especialmente preparados para animais idosos. Hoje em dias existem rações específicas para animais senis. Se necessário procure ajuda de um veterinário.

Os exercícios devem ser regulares, caso o animal apresente algum nível de artrose (comum em animais idosos) estes devem ser feitos preferencialmente na água, para reduzir os impactos sobre as articulações. Hoje há muitos centros de reabilitação que dispõem de piscinas e esteiras aquáticas para o seu animal. Porém antes de qualquer exercício procure um veterinário para avaliar a capacidade cardíaca do seu cão. Cuidado para não sobrecarrega-lo. Lembre-se sempre que ele já é um animal idoso.

 Animal se exercitando na esteira aquática
webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=fisioterapia2.htm

     
O laser terapêutico tem ação biomoduladora, pois atua inibindo alguns processos biológicos e estimulando outros.  Em animais idosos é utilizado principalmente no controle da dor e como antiinflamatório, evitando muitas vezes a necessidade de antiinflamatórios orais que acarretariam danos no fígado/rins. 

 
Arquivo pessoal- Aplicação de laser terapêutico na articulação rádio-ulnar de um cão

 
É muito importante a realização de alongamentos suaves para ajudar a aumentar a amplitude de movimento e evitar danos durante o exercício físico. As articulações devem ser mobilizadas a fim de se manter a nutrição articular.    

Com a idade mais avançada grande parte dos animais possui desgaste das articulações e calcificações vertebrais o que gera dor, inflamação e limitações cada vez maior de movimentos. A acupuntura atuará com seu efeito analgésico, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando a função imunológica. Além disso, contribui com um intenso relaxamento e redução do estresse e depressão.

 Nesta fase o mais importante é dar todo carinho e apoio. Você é o responsável pelo seu cão dê a ele a qualidade de vida que ele merece.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)

3 comentários:

  1. Amiga, seu blog está muito bom..estou adorando!Parabéns!Super informativo e bem escrito..
    Feliz 2011 pra vc, viu?Saudades..bjos

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    A-D-O-R-E-I o seu blog! Que coisa mais fofinha aquele cachorrinho na esteira aquática! Já estou te seguindo. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou!!
    Estrei tbm no seu blog. LINDO.. tbm ja estou seguindo..

    =D

    ResponderExcluir