4 de maio de 2011

A TEORIA DO YIN YANG



Foto retirada: .merchantcircle.com


   Muitos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, assim como a teoria do yin yang, se originaram da observação das manifestações naturais do universo, como as características de cada clima , sucessão do dia em noite e de uma estação em outra. A teoria do Yin_Yang   é representada pelo símbolo do Tai Ji. Com certeza você já deve ter visto esse símbolo em algum lugar. Ele representa a relação e a interdependência do yin-yang, mostra que o yin contém a semente  do yang e assim pode se transformar em yang e vice versa.

Símbolo do Tai Ji

    O yin e o yang são opostos, mas complementares, não podendo existir isoladamente, ou seja, eles dependem um do outro para existência. Todo fenômeno do Universo pode ser classificado em Yin ou Yang, porém nada é totalmente yin ou totalmente yang, do equilíbrio dinâmico entre essas duas forças surge todo o movimento e mutação. 
Para o mundo ocidental , um par de opostos não pode ser verdadeiro :

a caneta é azul     a caneta não é azul  (lógica dos contrários )

por isso há uma grande dificuldade em se aceitar a teoria oriental do yin-yang.

  Os caracteres chineses que representam yin e o yang são com a imagem de um monte que escurece um lado e deixa o outro ensolarado. 


Símbolo Yin

Símbolo Yang

 O yin representa o lado escurecido , representando também a escuridão e a sombra. Enquanto o yang representa o lado com sol , estando também relacionado à luminosidade , brilho. Portanto o dia corresponde ao yang e a noite ao yin. O yang também está relacionado à atividade, ao céu (  onde o sol se encontra) e  ao calor. Enquanto o yin se relaciona ao descanso, à lua, terra e ao frio.






   Assim, percebemos que o yin e o yang são opostos que estão em alternância, o dia se transforma em noite, o verão em inverno, o crescimento em deterioração e vice versa. Porém como já foi dito, nem tudo é totalmente yang ou totalmente yin. 

"O dia pertence ao yang, mas após alcançar o seu pico ao meio dia, o yin dentro dele começa gradualmente a se desdobrar e a se manifestar"  (Maciocia).

   Na ótica da medicina chinesa todo processo fisiológico e todo sintoma pode ser visto do ponto do yin e yang.  O  animal também pode ser classificadas como yin ou yang ou por estar mais yin ou mais yang. Animais de caracteristicas yin são geralmente mais  sensíveis, emotivos, introvertidas e serenos. Possuem uma personalidade mais calma, sendo mais passivos, lentos e fechados. Já animais considerados yang são possessivos, agitados podendo até se tornar agressivos. São mais rápidos, quentes e explosivos. Porém o desequilíbrio do yin yang pode levar um animal com características predominantes yin a se apresentar com mais características yang.  Vale lembrar que nem todo animal é completamente yin ou completamente yang.

   Vale ressaltar que no tratamento pela medicina chinesa nunca se usa apenas da teoria do yin yang, ela é apenas uma ferramenta dentre inúmeras outras usadas para o diagnóstico como: teoria dos 5 elementos, 8 principios, teoria dos zang fu dentre outras.


3 comentários:

  1. Anna Carolina, muito boa explicação sobre o Yin e o Yang! Espero que seja a primeira de muitas "aulas" para iniciar as pessoas nos fundamentos da medicina tradicional chinesa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa sua explicaçao da teoria dos opostos valeu

    ResponderExcluir