2 de junho de 2011

FLORAIS DE BACH PARA ANIMAIS!

   

  Há séculos as plantas são usadas com propósitos medicinais. Os indianos, chineses e tibetanos acreditam que existe uma ligação entre a natureza essencial das plantas e a nossa própria natureza essencial, assim por meio das plantas conseguiríamos restaurar a nossa harmonia.

   Segundo Edward Bach (1886- 1936) , médico que desenvolveu o primeiro sistema terapêutico com essências florais,  a doença  é a consolidação da atitude mental. Assim, ele afirma que a mente mostra os sinais e a causa da doença antes que o  corpo. 


    O principio básico do uso das essências florais é de que os estados mentais são a causa primária da doença, assim a personalidade e o temperamento são os guias do uso correto. Os seres vivos, assim como tudo na natureza, são compostos de energia (relacionada com a matéria). As essências florais possuem padrões vibratórios próprios, que uma vez absorvidos pelo corpo físico do indivíduo , influenciarão a própria vibração desse corpo.


    Pessoas que convivem com animais não têm dúvidas de que eles possuem estados emocionais e sentimentos. O veterinário Richard Pitcairn (1983) diz: 
 “ Não existe dúvida na minha mente de que os animais apresentam o mesmo leque de emoções que as pessoas: amor, medo, raiva, tristeza e assim por diante”.


     Os animais tendem a ser mais observadores do que os humanos e com isso é comum  reagirem e imitarem os comportamentos de seus donos. Quem nunca ouviu que os animais são iguais aos seus donos ? 

     Portanto o comportamento do animal de estimação reflete muito o ambiente em que vive e as atitudes e ações dos donos.  Concordamos então que o tratamento do dono é tão fundamental quanto o tratamento do animal. 


Como escolher o melhor floral ?

  A essências florais irão restaurar o equilíbrio e harmonia do animal. Deve se fazer uma avaliação objetiva, sistemática e cuidadosa do comportamento do animal e das situações em que ele ocorre. Há uma lista de essências e de acordo com esta avaliação escolhe-se uma ou um conjunto de essências. 



Há efeitos colaterais?

  Os florais são produtos naturais e não tóxicos  e não provocam efeitos colaterais e complicações .



Podem ser usados junto com outros medicamentos?

  Sim. Os florais podem ser usados em conjunto com o tratamento alopático ou homeopático. Existem indícios de que os florais atuem como catalisadores para os remédios homeopáticos e intensifiquem seus efeitos ( Richardson- Boedler – 1994).


Alguns distúrbios que podem ser tratados com as essências florais: 
  • Hiperatividade
  • Agressividade
  • Estresse
  • Medo 
  • Polifagia
  • Animais ruidosos
  • Coprofagia
  • Alergias

Muitos outros...

A terapia floral de Bach tem seus efeitos reconhecidos desde 1976, pela Organização Mundial de Saúde, sendo considerada por essa organização, como medicina vibracional.




Dúvidas, sugestões ou correções: acarolinafrazao@yahoo.com.br

2 comentários: