5 de novembro de 2011

TRATAMENTO DA ATOPIA CANINA PELA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

      

   A dermatite atópica é uma doença de caráter genético, porém que depende de um ambiente facilitador para que se exteriorize.  Os alérgenos (ácaros de poeira doméstica, pólen, dentre outros) entram no corpo do animal através da pele e do trato digestivo e após uma série de ocorrências há a produção acentuada de IgE específica desses alérgenos,  são os chamados anticorpos. 
    A atopia é uma doença muito comum na clínica de pequenos animais e de difícil tratamento. As raças mais predispostas são: Shar Pei,West Highland White Terriers, Lhasa Apso, Dálmata, Pug, Golden Retriever, Cocker Spaniel, BuldogueInglês, Boxer, , Akita e Schnauzer miniatura entre outras. 
       Os sinais clínicos principais são o prurido (coceira) e eritemas (regiões avermelhadas na pele) , que podem ser localizadas ou generalizadas.Pode haver lambedura de patas, roçar da face contra o chão, roçar do corpo contra a parede ou algum lugar fixo. Determinadas áreas do corpo do animal são mais acometidas, como patas, orelhas, axilas e região inguinal, que podem estar avermelhadas com pústulas, pápulas e escoriações. A automutilação contribui para o desenvolvimento de lesões secundárias como processos infecciosos na pele e  alopecia (queda dos pêlos ).


      Fotos retiradas do blog:www.blogholywestie.com.br

    No ponto de vista da medicina chinesa as doenças de pele podem ter causas externas ( fatores patogênicos externos: vento, frio, calor de verão, umidade, secura e calor/fogo), causas internas ( emoções: raiva, alegria, preocupação, melancolia e  tristeza).  As emoções e os fatores climáticos apenas se tornam causas de doença quando estão muito intensos, quando são suprimidas por tempo prolongado, ou ainda quando há uma queda na defesa corporal do animal. Há outras causas como alimentação inadequada, vida sedentária ou muito ativa,constituição fraca e queimaduras.
    Geralmente ocorre uma interrupção do fluxo de Qi e sangue nos canais. Pode ainda haver uma síndrome Bi em diferentes níveis do corpo, dependendo de quais tecidos e órgãos estejam afetados. É comum relacionar o prurido a invasão de vento, porém quando um fator patogênico se instala nos tecidos ele obstrui o fluxo de Qi e sangue, o que pode causar um desconforto que resultará em prurido. Portanto nesses casos é indicado usar além dos pontos para retirar vento, pontos  para mobilização e tonificação de Qi e sangue.
     Na fase aguda vento, calor e umidade estão presentes. Com o tempo o Qi e o sangue se estagnam e há um acúmulo de fleuma. Com o tempo gera uma deficiência de Qi e sangue, é quando ocorre a exacerbação de todos os sintomas. O tratamento com acupuntura auxilia na redução dos sinais clínicos de prurido, eritema, alopecia ,dentre outros. É um tratamento muitas vezes longo e demorado, como a grande maioria dos tratamentos dermatológicos. Há também fitoterápicos que podem ser utilizados para auxiliar no tratamento. Nos estágios inicias trata-se retirando vento, umidade e calor e acalmando o shen .Tonificar Qi  e sangue e tonificar o zheng Qi , através da tonificação dos órgãos relacionados à produção e mobilização do Wei Qi (Qi defensivo) que são: Rim, Baço e Pulmões.
      A  hemo acupuntura (retirada de sangue e aplicação em seguida em determinados pontos de acupuntura) também é considerada eficaz no tratamento da atopia, reduzindo os sinais clínicos relatados. 
     Porém, mesmo com toda eficácia da Medicina Tradicional Chinesa comprovada é comum ocorrerem reicidivas, mas com sintomatologia mais branda.

“A pele não é um órgão com seus próprios padrões de reação;também é um espelho que reflete o meio interno e ao mesmo tempo,o mundo caprichoso ao qual está exposta” Dermatologia de pequenos animais de Muller e Kirk

Nenhum comentário:

Postar um comentário