20 de janeiro de 2012

Cadeira de Rodas para Animais com Deficiência de Locomoção...

Depois de uns meses sem postar no blog, voltei. Em 2012 as postagens de novas matérias serão quinzenais. Espero que gostem. Se tiverem sugestões de temas podem enviar para o e-mail de contato acarolinafrazao@yahoo.com.br.


      Ao voltar de férias  a Fafá, uma paciente que atendo há um ano, estava de cadeirinha nova. Por isso resolvi estrear as postagens de 2012 com esse tema, em homenagem à Fafildes.

     Animais com deficiência de locomoção podem ter com a cadeirinha uma melhora significativa na qualidade de vida. Apenas o fato de estar, em alguns momentos do dia, na posição quadrupede já ajuda bastante. É perceptível como o animal se sente mais integrado ao ambiente.

    A cadeira de rodas além de facilitar a locomoção e assim o convívio do animal com o meio, serve principalmente como um aparelho de fisioterapia. A cadeirinha auxilia também na redução de escaras, muito comuns em animais com deficit locomotor.

   A pouco tempo atrás era comum se pensar em eutanásia para animais com alguma plegia. Sendo que a sua maior parte ocorria e ocorre devido a má impressão das escaras e condições de higiene. Assim, com o uso da cadeirinha o animal tem a possibilidade de voltar a interagir com o ambiente. Mesmo animais tetraplégicos , que não têm movimentos do pescoço para baixo,  ou animais com deficiência nos quatro membros podem fazer uso da cadeirinha de quatro rodas. Esse o caso da Fafá, a paciente do começo do começo do post. Ela  possui deficiência nos quatro membros e por isso foi confeccionada uma cadeirinha de quatro rodas que ainda vem com uma cordinha,que funciona como uma coleira. Com a cadeirinha a Fafá já consegue dar passinhos, auxiliando o tratamento fisioterapêutico. É importante que o animal nunca fique sozinho na cadeirinha e que também não fique por muitas horas seguidas. A cadeirinha também pode usada em gatos e coelhos.

    Há alguns lugares confeccionam o cadeirinha, geralmente basta enviar uma ficha com as medições estabelecidas , e eles enviam a cadeirinha pelo correio. Porém é recomendável pedir o auxílio de um veterinário. Se alguém tiver interesse em comprar a cadeirinha entre em contato comigo pelo e-mail acarolinafrazao@yahoo.com.br e passo todos os contatos do produtor.

Fafá na cadeirinha ´Puro charme'



5 comentários:

  1. Ai, Carol, fiquei até emocionada!!!!! Mas bem, como mãe da Fafá posso perceber todos os dias que a cadeirinha foi ótima pra ela. Ela já não reclama de movimentar as patinhas traseiras e damos longas voltas por aí. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Fafá também é minha paciente (acupuntura) e essa cadeirinha está sendo de uma contribuição incrível na reabilitação dela. Apesar de ser um caso muito complexo, está sempre apresentando melhoras. Parabéns, "tia"Carol. E parabéns aos proprietários Manuella e Rodrigo pelo total empenho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a todos nós e sobretudo à fafas (eita moça complicada!)

      Excluir
  3. O que houve com a fafá? Tenho uma com sequela neurológica que precisa de uma cadeirinha desse tipo, eu acho. A minha só não mexe os membros posteriores.

    ResponderExcluir
  4. Me manda um email Marcus Vinicius, te passo alguns lugares que fabricam cadeirinhas e podemos conversar sobre o caso da sua cachorrinha.. acarolinafrazao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir