16 de abril de 2013

Acupuntura no Tratamento da Sequela de Cinomose

    A cinomose é uma doença provocada por um vírus. A transmissão de um animal  acometido para outro se dá principalmente pelo ar, por meio de inalação substâncias que vêem de secreções corporais desses animais infectados.
    Cães com adequado sistema imunológico, cães devidamente vacinados, conseguem debelar o vírus. Porém animais com pobre estado imune terão a disseminação viral com acometimento de vários sistemas corporais, principalmente: gastrointestinal, respiratório e neurológico


É muito importante vacinar seu animal quando filhote. A vacina contra cinomose confere também imunização contra outras doenças infecto-contagiosas. São necessárias 3 doses quando filhote e depois o reforço anual.                                                                                             

Procure o Médico Veterinário de Sua Confiança.  
                                             
 A vacinação é a melhor forma de prevenção!

    Caso o animal seja infectado, os primeiros sinais aparecerão após 14 a 18 dias. Os sinais irão variar de animal para animal de acordo com o sistema afetado. Os sinais clínicos mais comuns são: diarréia, vômito, anorexia, broncopneumonia, descarga nasal e ocular, incoordenação motora, mioclonias, convulsões ,paralisias dos membros pélvicos e outros.
    Os animais que sobrevivem à cinomose podem se recuperar normalmente , ou então, ter sequelas.




    Estas sequelas podem se apresentar de várias maneiras: mioclonias ( contrações musculares repentinas e incontroláveis, que normalmente ocorrem na musculatura da cabeça e mandíbulas, porém podem ocorrer em qualquer músculo do corpo do animal), paralisias dos membros, incoordenação motora, incontinência urinária e fecal, dentre outros sintomas.

    O tratamento pela Medina Tradicional Chinesa baseia-se na correção da desarmonia, para com isso estabelecer o equilíbrio do organismo. Na MTC a cinomose está relacionada a síndromes de vento e calor.

   Como já foi dito, o sintomas poderão variar muito de um animal para outro, logo o  protocolo de tratamento também irá variar. Logicamente haverá acupontos em comum a serem utilizados, porém de acordo com a sintomatologia apresentada e pelas características individuais do animal será feito um diagnóstico dentro da MTC  e escolhidos pontos para seu equilíbrio.

    Há diversos trabalhos que comprovam a eficácia da acupuntura no tratamento das sequelas de cinomose, dentre eles o de COLE, E.F, 1996 pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Neste estudo 52 cães acometidos de paralisia dos membros pélvicos, causados por cinomose, foram divididos em 3 grupos: 17 foram tratados de forma convencional ( antibióticos, complexos vitamínicos e corticoide quando necessário), 18 por acupuntura e 17 ficaram sem tratamento.O tratamento por acupuntura foi semanalmente durante 4 semanas, quando foi feito um novo exame e comparado ao inicial. A cura foi considerada quando o animal era capaz de andar e não apresentava sequelas. Foi observada cura em NOVE cães tratados por acupuntura, UM tratado convencionalmente e NENHUM não tratado. Todos animais tratados por acupuntura sobreviveram, 3 tratados de forma convencional  e 5 não tratados vieram a óbito.

   A fisioterapia também é muito importante para a recuperação deste animal. A associação destas duas práticas, acupuntura e fisioterapia, é ao meu ver o tratamento mais indicado no momento para sequela de cinomose. 

Procure um fisioterapeuta e/ ou acupunturista mais próximo e ajude seu animal a ter uma qualidade de vida.
Faça parte dessa campanha você também!!





Caso não encontre nenhum profissional me envie um email, acarolinafrazao@yahoo.com.br, e posso te ajudar a procurar um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário