28 de janeiro de 2013

Reabilitação - Hérnia de disco - JIMI




     Esse é o JIMI... um paciente super querido e muito batalhador. O Jimi tem 6 anos teve extrusão discal entre as vértebras  T10-T11, a famosa hérnia de disco.  Ele passou por cirurgia em Julho de 2012, porém a demora no diagnóstico causou uma demora na realização da cirurgia , que foi feita uma semana após o início dos sintomas (  O recomendado é que seja feita até 48 horas após o início dos sinais clínicos). Assim que foi atendido pela neurologista já foi encaminhado para cirurgia. Seu prognóstico foi considerado reservado.
    Quando fiz avaliação do Jimi, aproximadamente um mês após a cirurgia, ele não estava  movimentando os membros pélvicos, estava com ausência de propriocepção ( que é a percepção da pata no espaço), ausência de dor superficial e profunda. Os membros pélvicos estavam um pouco já atrofiados e com alterações na micção (estando afetadas as fibras do neurônio motor superior(NMS), ocorre a impossibilidade de esvaziamento da bexiga, que pode se distender. O paciente pode começar a perder urina por gotejamento o que pode ser confundido com incontinência urinária).

IMPORTANTE :  A bexiga de animais com alteração na micção por lesão de NMS, deve ser obrigatoriamente esvaziada por completo 3 vezes ao dia.  

     Decidimos por fazer duas sessões de fisioterapia e uma de acupuntura por semana no Jimi. Nos outros dias o João e a Natália ( seus donos) ficaram responsáveis por fazer alguns "exercícios" que passei como dever de casa. 
       No primeiro mês notamos pouca melhora, apenas havia uma maior facilidade na eliminação da urina, quando era feito o esvaziamento da bexiga. Mas não desistimos. No segundo mês o Jimi começou a movimentar os joelhos durante a locomoção, o que foi motivo de muita alegria. Com o tempo houve uma melhora progressiva, ele passou a permanecer mais tempo em estação e  ocorreu uma melhora no equilíbrio de forma  gradual. Quando os primeiros passinhos foram dados festejamos mais ainda e foi aí que começamos uma fisioterapia mais intensiva em relação aos exercícios ativos. Em Novembro de 2012 o Jimi teve alta.  Provavelmente ele desenvolveu o chamado "andar medular" ( locomoção ,na ausência de sensibilidade, através do arco reflexo). 
     Recebi notícias do João de que ele está ainda melhor, aperfeiçoando seus movimentos, correndo, brincando e o mais importante FELIZ.
      O mérito maior nesse sucesso é do Jimi, um cãozinho super batalhador e guerreiro que em nenhum momento desistiu e sempre colaborou no tratamento. Um fator indispensável para a melhora do Jimi foi a dedicação dos seus donos, sempre realizando os "deveres de casa" passados por mim.
      Espero com este post alertar muitas pessoas que possam ter um animalzinho na mesma situação a qual o Jimi chegou para tratamento. Não desistam . Na maioria dos casos conseguimos dar ao animal uma ótima qualidade de vida. Hoje em dia já existem cadeirinhas de roda para animais que não conseguem voltar a se locomover e eles se adaptam muito bem a elas. E em muitos casos os animais conseguem desenvolver um andar medular, como foi o caso do Jimi. Procure o médico veterinário de sua confiança , peça a indicação de um fisioterapeuta/ acupunturista.
      Persistência e fé . É uma longa caminhada e muitas vezes cansativa, mas ver a felicidade de um animal por ter sua qualidade de vida de volta não tem preço. 
        Jimi, obrigada por tudo. São cães como você que me dão força para continuar batalhando pela reabilitação animal!
       
       
       
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário