Figura retirada do blog: http://bichosonline.vet.br/?p=91
A miccção é a eliminação da urina realizada sob controle voluntário. A incontinência urinária refere-se à falta de controle voluntário durante a eliminação da urina. E não são poucos animais que sofrem com esse problema. Sofrem também seus donos, que muitas vezes não entendem como o animal passou a urinar mais vezes e em locais inapropriados.
Vamos com esse post tentar entender o que pode estar acontecendo com o seu animal de estimação e o que pode ser feito para ajuda-lo.
A incontinência urinária pode apresentar causas neurogênicas e não neurogênicas. As lesões neurológicas que interrompem a inervação do reflexo da micção ( segmentos do neurônio motor superior ) produzem bexiga neuropática espástica. Nesses casos pode ocorrer eliminação da urina, mas será involuntária e incompleta. Já as lesões neurológicas que interrompem os segmentos do neurônio motor inferior do reflexo de micção produzem uma bexiga neuropática flácida. Nesses casos a capacidade vesical encontra-se maior e a bexiga enche até pressão intravesical excedera a resistência à saída. Ambos os casos são comumente vistos em animais com lesões medulares como nos casos das hérnias discas, sendo que a localização das hérnias indicará qual característica de incontinência o animal apresentará. Nos casos não neurogênicos , as anomalias anatômicas do trato urinário podem causar incontinência e também doenças adquiridas, inflamatórias ou infiltrativas da bexiga e uretra, como cistite, uretrite, neoplasias entre outras. Uma outra causa também comum é a incompetência do mecanismo do esfincter uretral, muito vista em animais idosos.
A acupuntura pode minimizar e muitas vezes tratar os casos de incontinência urinária.
Na medicina tradicional chinesa a incontinência urinária normalmente está associada a uma deficiência de Yang e Qi do Rim. Devido à falta de Yang do Rim , o trato urinário, em geral, é frio. Isso torna o animal incapaz de concentrar urina adequadamente, fazendo com que ele urine frequentemente. Ele poderá sentir frio e desejar ficar coberto e aquecido a maior parte do tempo.
- Intolerância ao frio
- Micção frequente e à noite
- Perda de libido
- Desequilíbrios hormonais
- Artrite
- Rigidez nas articulações
- Problemas de disco
Na deficiência de Yang do Rim, é necessário aquecer o sangue usando agulhas secas, eletroacupuntura, moxa e/ou fitoterapia.
Moxabustão e agulhas secas
Foto retirada do blog:http://acupunturaveterinariarecife.blogspot.com.br
Caso seu animalzinho apresente algumas alteração da micção como urinar em locais que antes não costumava urinar, perder urina constantemente, acordar molhado, levantar a noite para fazer xixi, ter dificuldades para eliminar a urina, procure um Médico Veterinário só ele poderá realizar os exames necessários e prescrever um tratamento ao seu cãozinho ou gatinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário